Opinião
Adeus à privacidade – Editorial
A tecnologia da informação e comunicação tem o peso da força da gravidade. Nada escapa a ela. Nunca tivemos tanto acesso a informação e conhecimento, nem foi tão fácil e intensa a comunicação entre as pessoas.
read moreThe day after – Editorial
O juízo final, que havíamos anunciado, afinal se cumpriu. O STF, pela grandeza da sua presidente, assegurou o seu lugar no empíreo. A negação do “habeas corpus” preventivo em favor do ex-presidente Lula elevou a Justiça brasileira ao patamar desejado por todos os cidadãos honestos…
read moreA lagartixa virou serpente – Editorial
Em novembro de 2014, o editorial da Revista Será?, intitulado “O ovo da lagartixa”, questionava opiniões pessimistas que comparavam o ambiente político no Brasil da época (há quase quatro anos) com a desagregação social e política que levou ao nazismo na Alemanha, em 1933, retratada pelo cineasta Ingmar Bergman como o “ovo da serpente”.
read moreJuízo Final para o STF – Editorial
O Supremo Tribunal Federal selou hoje o seu destino, marcando para o dia 4 de abril o julgamento que valerá como um Juízo Final para a nossa mais elevada Corte. Antes disso, tomou duas decisões que prenunciam – ai de nós!
read moreO Gênio numa casca de noz – Editorial
Stephen Hawking libertou-se da poderosa força de gravidade do “buraco negro” e se lançou em nova aventura pelo universo.
read moreO que pensam os candidatos? – Editorial
As pesquisas eleitorais vão indicando uma preferência circunstancial dos brasileiros, mesmo que ninguém saiba o que pensam e o que propõem os candidatos, para tirar o Brasil do atoleiro e promover o desenvolvimento nacional.
read moreO que resolve? – Editorial
Afirmar que a intervenção federal no sistema de segurança pública do Rio de Janeiro não vai resolver o problema da violência é uma obviedade ululante, como diria Nelson Rodrigues.
read moreDecisão oportuna e arriscada – Editorial
Não interessa se, como sugere a oposição petista e, no outro extremo, o Estado de São Paulo, o presidente Michel Temer aproveitou a explosão de violência do crime organizado no Rio de Janeiro para tentar uma improvável recuperação da sua imagem na opinião pública.
read moreCarnaval e política – Editorial
A marca do carnaval é a irreverência e o humor, a sátira das fantasias ironizando e desmascarando o mundo real, ganhando neste ano um papel especial de catarse com a desgraça nacional. Se esta brincadeira está em todos os blocos e nas iniciativas expontâneas de cada folião…
read moreEnfim, o carnaval! – Editorial
Todo ano, pequena, mas merecida pausa para esquecer as crises e as violências de cada dia e suspender os conflitos e desentendimentos políticos e ideológicos. É carnaval! Rufam os tambores do maracatu, sopram os trombones num frevo rasgado, batucam os tamborins acompanhando o samba, risos e gritos de alegria…
read more