Pages Navigation Menu

Penso, logo duvido.

Ecos brasilienses – Eli S. Martins*

Eli S. Martins*

Personagem do filme V de Vingança.

Personagem do filme V de Vingança.

FALTOU…

O mafioso preso no Recife tinha CPF e RG. Faltou mandato.

 

ACRÔNIMO

Mesmo alguns universitários, falo de professores, não sabiam o significado desta palavra. Mas agora, pelo menos os universitários petistas sabem. É o nome da Operação da PF que envolve o PT de Minas Gerais, começando pela primeira dama. O empresário que alugou a mansão para o comitê de Dilma foi preso. Em avião de sua propriedade viajavam alguns petistas. Com mandato ou não. E quem mais? Aguardem o novo capítulo.

 

FIFA: GRAVE DÚVIDA

Marin é banido da FIFA ou bandido da FIFA?

 

JABUTI

Medida provisória serve para tudo. No dia 28 de maio a Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória 668, cujo finalidade é a de aumentar os impostos relativos à importação. O “velho titão”, Eduardo Cunha, aproveitou e introduziu na MP a aprovação de um anexo para a Câmara, logo denominada de Parlashopping, pois além de salas para os deputados terá lojas, restaurantes e outros serviços, além de um novo auditório. Obra faraônica, muito apropriada para tempos de crise, de desemprego e inflação. Minha vizinha costureira logo concluiu: “Este pessoal está rindo do povo. Até quando”?

 

PARLASHOPPING

A repercussão no Senado levou a muitas brincadeiras. Uma delas a do senador Jader Barbalho, que declarou só aprovar o projeto se nele houver motel. Eduardo Cunha mandou recado para Jader Barbalho: não adianta insistir, não vai ter motel no ParlaShopping. “Tão brincando com o povo”.

 

CPI BOA DE BOLA

Romário liderou a coleta de assinaturas para criar a CPI do futebol, após a ”polícia internacional” norte-americana ter prendido uma dezena de corruptos envolvidos em corrupção no futebol mundial, com destaque para os brasileiros. Renan adorou. Aos íntimos ele diz: “Tomara que pegue e as pessoas esqueçam a lava-jato”. A alegria é partilhada pelo Planalto. No corredor do senado o comentário geral é que seu presidente está metido até o pescoço na Operação Lava-jato, e ela arrisca chegar no Lula.

 

DÚVIDA 1

A dúvida mais atroz do momento é saber se a Copa foi Padrão FIFA ou a FIFA é padrão Brasil.

 

DÚVIDA 2

O PT vai realizar, em junho, o seu quinto Congresso. Ou o último?

 

INTRANSPARÊNCIA

A decisão da Câmara é absurda. Inclui na Constituição o financiamento de partidos políticos, mas não a de candidatos. Agora a propina ficou oficial, basta colocar na conta bancária dos partidos. E a qualquer hora e dia.

 

FIM DAS IDEOLOGIAS

O PCdoB negociou com o Eduardo Cunha: votou a favor da permanência das coligações em troca de uma barreira menor para reduzir os riscos de não ter acesso aos recursos do fundo partidário, hoje em mais de 800 milhões de reais.

 

FINGE QUE EU GOSTO

Os “velhos Titãs”do Congresso inventam coisas para aperrear a tia Dilma. Agora é a vez de introduzir maiores controles às estatais. Fala-se até em sabatina de seus dirigentes no Congresso. Cinismo puro. Qual dirigente de estatal não foi indicado por político?

 

E MAIS APERREIOS

Os “velhos titãs”, aproveitaram o feriado e viajaram para a Rússia. Esperem novos planos para aperrear a tia Dilma. Como dizia um antigo amigo da publicidade: “os canalhas não dormem”.

 

ARTEFATOS

Os objetos mais comprados pelos petistas atualmente em São Paulo são: gorros, perucas e óculos escuros. O que as celebridades usam para circular sem serem reconhecidas. Os tempos são outros.

 

EITA REFORMINHA RUIM

As votação sobre a reforma política na Câmara dos Deputados é um esplendor de inteligência. Tudo genial. Acabam de aprovar em primeiro turno que a idade mínima para ser eleito govenador deixa de ser 30 anos para 29. Isso é que é mudar.

 

* Observador anônimo da política brasileira

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *