Pages Navigation Menu

Penso, logo duvido.

O desmonte do mito – Editorial

Editorial

Ex-presidente Lula, condenado em segunda instância a 12 anos de cadeia.

O PT-Partido dos Trabalhadores e seus aliados continuam propagando a farsa de uma conspiração contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo depois que a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (4ª Região) confirmou, por unanimidade e com rigorosa e contundente fundamentação jurídica, a sentença proferida antes pelo juiz Sérgio Moro, que condenou Lula por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O resultado do colegiado que, além de confirmar a sentença de Moro, elevou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês, desmonta a narrativa de vítima da “imprensa golpista”, que se insiste em propagar, e a conveniente paranoia difundida pelo PT, de perseguição política do Judiciário para impedir a volta do “salvador da pátria”. Nas manifestações do PT e aliados, após a decisão do Tribunal, predominou o velho discurso da conspiração contra o mito do “homem mais honesto do Brasil”, e a arrogância radicalizada. Manifestações pacíficas contrastaram com as declarações agressivas e ameaçadoras das lideranças, como a do deputado Paulo Pimenta, para quem agora viriam com a “faca nos dentes e sangue nos olhos”, ou a ameaça de Guilherme Boulos, do MTST:  “Se tentarem prender Lula, nós vamos para o pau”. Tudo indica que, com esta condenação, dificilmente Lula será candidato a presidente nas próximas eleições, deixando o PT orfão do seu líder e puxador de voto. Seria preferível que uma liderança politica como Lula pudesse participar da disputa eleitoral, embora ele seja a encarnação de um projeto populista de alto risco para o Brasil. Mas o que importa aqui, para além dos gostos ou interesses políticos, é que ele foi condenado pela Justiça, dentro de rigorosas e cuidadosas regras jurídicas, e que a Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo próprio ex-presidente, impede a sua participação no pleito eleitoral.

 

 

16 Comments

  1. Desmontou-se um líder populista. Agora é olhar p’ra frente e tratar de desmontar o populismo.
    PS – A foto dá pena: que tragédia essa, nacional, e pessoal de Lula. “Seria preferível que uma liderança política como Lula pudesse participar da disputa eleitoral” só no sentido de que seria preferível que tudo isso não tivesse acontecido. Se democracia é o império da lei, o “seria preferível” causa confusão. “Preferível” como? Desrespeitando a lei da ficha limpa?

    • Helga

      O editorial considera (eu também) que é sempre importante que todas tendências políticas e ideológicas participem dos processos eleitorais para expor e testar suas bandeiras no pleito, mesmo aquelas tendências que rejeitamos (como o populismo). Por isso, considera que, em condições normais, teria sido melhor que o líder de uma das tendências, mesmo populista, pudesse se apresentar para o eleitorado. Veja, contudo, que depois deste “seria preferível”, o editorial diz o mesmo que você: “Mas o que importa aqui, para além dos gostos ou interesses políticos, é que ele foi condenado pela Justiça, dentro de rigorosas e cuidadosas regras jurídicas, e que a Lei da Ficha Limpa impede sua participação no pleito”,ou seja, que ele não pode ser candidato. Com respeito pelas decisões jurídicas, ele tá fora e a tendência dele terá que encontrar outro candidato.

  2. Na mosca, Helga. Reparo absolutamente necessário.

  3. O sr:Luiz Inácio da Silva,tinha tudo para ser um grande estadista mas pecou nas suas responsabilidades

  4. Eu acho que a Lava Jato é uma farsa. Ela persegue Lula e o PT. não vejo a operação em cima de outros partidos, inclusive persebo um complô da mídia para dar notícias negativas sobre o Ex Presidente LULA, eu não acredito nas mídias Globo, Band, Record, etc etc .

    • Incrível a desonestidade intelectual da esquerda. Vocês tentam inverter as coisas ou não buscam se informar e aí é ignorância mesmo. A Lava Jato prendeu o Sergio Cabral (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB), Geddel (PMDB) dentre outros. Inclusive o Aécio já ficou em prisão também. Já condenou mais de 140 pessoas de diversos partidos. Para azar do lula (e sorte do país) ele ficou sem foro e por isso foi condenado. No STF tem um monte de processo e até agora ninguém condenado. Então,seja mais honesto, a Lava Jato contribuiu e está contribuindo para melhorar os índices de corrupção. Quem errou tem que pagar, inclusive o chefe da maior derrocada do país.

  5. Não acredito na mídia.

  6. interessante que varios lideres mundiais, entendem que ojulgamento de Lua, foi viciadoe contaminado, mas aqui no Brasil, alguns não percebem isso, ou não querem exergar isso,

    • Quais líderes “mundiais”?? Maduro?? Morales cocalero?? Faça-me o favor!!!

  7. É bom lembrar que a Lei da Ficha Limpa foi uma Lei de iniciativa popular. E, por enorme coincidência, sancionada pelo então presidente Lula… Agora, diante do inevitável: condenado em segunda instância, num julgamento limpo… Simplesmente se negam a cumprir a Lei. Querem se insurgir contra a Lei. Contra a Justiça. Sinceramente, esse pensamento não pode merecer o respeito de quem se diz democrata.

  8. O QUE ESPERAR DO SISTEMA JORNAL DO COMÉRCIO, O COMUNICADORES DA RADIO JORNAL SÃO BEM MANSOS COM EMPRESÁRIOS E REPRESENTATNES DAS ELITES… NO TEMPO DE DILMA , TINHA RADIALISTA QUE PARECIA UM CÃO FEROZ… ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, GASOLINA ESTA A R$ 5,00..

  9. A farsa de Lulla ainda vai vim a tona .A condenação sim, a prisão está a caminho.Lulla é um projeto mal feito de alguém…

  10. Meu único contentamento em relaçao a todo esse embrolio é que participei da revolução social que foi o governo Lula. Nunca mais na história do Brasil teremos um presidente de tamanha envergadura! Lamento por aqueles que não conseguiram reconhecer. LULA nos mostrou que o Brasil pode ser justo com o seu povo, que poderemos ser livres da interferência do capital Internacional e mais ainda, é possível construir justiça social depende somente de vontade política!

  11. Ter pena de Lula? por que, se ele não teve pena de ninguém ao meter a mão no dinheiro público como nunca ninguém meteu e causar tanta desgraça no país? Cometeu crime, que pague e não interessa a idade, pois na hora de roubar não pensam que um dia irão pagar por isto. Nunca acreditei neste canalha e nem em sua ideologia que não deu certo em canto nenhum do mundo.

  12. Aceito a observação de Sergio C. Buarque de que o Editorial reafirma o respeito à lei. Mas essa afirmação de que “seria preferível que Lula participasse da eleição” foi expressa por políticos importantes como Michel Temer, Geraldo Alkmin e Cristovam Buarque em um contexto em que a lei está sendo questionada por interpretações estapafúrdias da cúpula do PT. Então essa afirmação pode melhorar a relação desses políticos com o eleitorado lulista, mas ela em certo sentido desvaloriza a justiça quase tanto quanto os que ignoram lei ao dizer que Lula é inocente e sugerir que a urna pode ser fator de condenação ou não. Não é o que dizem as leis, em particular a Lei da Ficha Limpa: um político não se torna inocente por ser popular.

  13. Nunca cultuei desde a minha adolescência ídolos ou mitos. Aprendi que a gente sempre se decepciona com eles porque possuem defeitos muitas vezes bem maiores que os que temos.
    O populismo é uma chaga porque engana os menos informados e àqueles fracos que precisam de um farol para andar , mesmo nos dias claros.O Lula, condenado a 12,1 anos de reclusão em regime fechado é um mentiroso contumaz,e isto pode ser constatado nos inúmeros videos que circulam nas redes sociais.Tem um deles em especial onde revela que mentiam para os franceses e que o então governador do Paraná ,Jaime Lerner chamou a sua atenção e ele faz chacota.Este é o Lula que montou nos governos dele e da Dilma o maior sistema de corrupção do Planeta e quase quebra o Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *