Pages Navigation Menu

Penso, logo duvido.

O ovo da lagartixa – Editorial

General Figueiredo, o último general da ditadura militar que se instalou no Brasil de 1964 a 1982. - por Orlando Brito.

General Figueiredo, o último general da ditadura militar que se instalou no Brasil de 1964 a 1982. – por Orlando Brito.

A democracia e as instituições democráticas construídas nas últimas décadas, com sacrifícios e delicadas negociações, são um valioso patrimônio político e social dos brasileiros, o que torna inaceitáveis e condenáveis as manifestações (coletivas e individuais) e declarações ditatoriais recentes em favor de um impeachment da Presidente recém-eleita e o chamado aos militares para um golpe de Estado e implantação de uma ditadura militar. Se, por um lado, elas não podem ser ignoradas; por outro lado, porém, não parece razoável superestimar o alcance e as ameaças que possam representar estes grupos isolados e pouco organizados de radicais de direita sem influência política na sociedade. A eleição mostrou que os brasileiros estão divididos em duas grandes forças políticas, com muitas nuances internas, é certo, que, para além das divergências, respeitam as instituições democráticas. É verdade que o Brasil vive atualmente um momento delicado de desconforto e desconfiança da sociedade em relação aos políticos e descrédito nos poderes Executivo e no Legislativo, insatisfação com a qualidade dos serviços públicos e indignação com as denúncias de corrupção. Mas a situação social e política do Brasil não pode ser comparada à completa desagregação econômica, social e política que vivia a República de Weimar nas primeiras décadas do século passado, retratada por Ingmar Bergman como o “ovo da serpente”. Apesar das fundadas desconfianças da sociedade, as instituições democráticas do Brasil estão sólidas e estáveis; a economia tem problemas, porém está muito longe da crise pré-Plano Real; e as grandes lideranças políticas, mesmo ainda convivendo com um ranço autoritário, estão vacinadas contra a ditadura. As declarações em favor de um golpe são condenáveis. Nas condições sócio-políticas atuais do Brasil, não passam de um ovo de lagartixa.

62 Comentários

  1. É lamentável que um editorial tão ponderado, coerente e lúcido tenha provocado reações tão passionais, agressivas e insultuosas. Esta revista eletrônica é para o debate de ideias, não para doestos e impropérios. Se continuarmos assim, estaremos fugindo ao objetivo da Revista “Será?”
    Até, surpreendentemente, saudosistas da ditadura militar sairam das suas criptas para uma pregação extemporânea e equivocada. Para eles, reproduzo o epíteto do General Castelo Branco, que deve merecer o seu respeito: “vivandeiras alvoroçadas, que vivem rondando os bivaques para bolir com os granadeiros, e provocar extravagâncias do poder militar”.
    Felizmente, as nossas Forças Armadas não parecem dispostas a embarcar nessa canoa.

  2. Reflexões sobre a democracia.

    1.Viver como cidadão em uma democracia exige, diante da vitória ou da derrota do seu candidato ou partido, serenidade.

    2.Democracia não é uma panaceia que cura todos os nossos males. Durante a eleição ficou muito evidente um excesso de projeção dos desejos e frustrações individuais sobre os candidatos, todos (os eleitores) capturados pelos discursos “milimetricamente” arranjados pelos marqueteiros. Ainda se sente o gosto amargo das paixões nas redes sociais.

    3.As eleições, ao contrário do que muita gente pensa, é o momento do teatro e do espetáculo midiático. Eleição é imprescindível e fundamental, mas é cheia de desvios e de enganação. Disto nenhuma nação escapa. O “pega prá capar”, ou seja, a práxis democrática se dá mesmo durante o exercício do poder.

    4.O desafio do cidadão está em não baixar a guarda após as eleições; cabe a oposição atuar de forma sistemática e propositiva no acompanhamento de quem esta no exercício poder; e a quem vai governar, cumprir o prometido.

    O resto, ou seja, as agressões mútuas e despropositadas, é absolutamente ineficaz para o fortalecimento da cultura democrática. As elites políticas gozam com nossa infantilidade política e emocional, posto que desviamos o foco do essencial: vigilância e pressão permanente sobre os desvarios do exercício do poder.

  3. Ditadura é inaceitável, seja de direita, seja de esquerda. E o PT tem se mostrado muito leniente com o que se chamaria de ditadura de esquerda. Censura à imprensa, por exemplo, é algo considerado pelo partido – o que seria inaceitável em uma sociedade democrática. Já o impedimento da Presidente pode ser algo a se considerar, sim, tendo em vista sua participação no que se chama de “petrolão”.

    • Falar de censura da Imprensa, com toda essa liberdade que esbanja os editoriais e matérias jornalísticas em geral. Sai de retro!!

    • Faço minhas, com sua devida autorização, as suas sábias palavras, porque se fosse expor meu pensamento sobre o tema, não poderia expressar de outra maneira mais clara.
      Parabéns!

    • O QUE O POVO BRADA, É FORA DILMA, PELO IMPEACHMENT, OU PELA INTERVENÇÃO MILITAR CONSTITUCIONAL, BEM DIFERENTE DE AFIRMAR EM DITADURA MILITAR, QUEREM É O FORA DILMA. PELA CORRUPÇÃO QUE SE INSTALAOU NOS MAIS ALTOS ESCALÕES DO GOVERNO FEDERAL.

    • Uma vez que a constituição não prevê a intervenção militar como forma de exoneração de um governante eleito, não faz sentido se falar em “intervenção militar constitucional”. Bravatas à parte, o povo brasileiro agora precisa se responsabilizar pelo(a) governante(a) eleito(a), particularmente aqueles que se omitiram de fazer a escolha.

    • Me enoja tais atitudes.Pessoas estão ´´enlouquecidas´´ nas ruas sem saber o que estão pedindo,pelo o que estão lutando.Vivemos tempos difíceis é bem notório,mas discursos acolorados repletos de ódio não irão levar-nos a nada.Precisamos de coerência em nossas solicitações,impeachment para quê? Para o Vice assumir? pois,ai sim será o fim…

  4. O que você sugere? continuar com o ovo podre que está aí? Que falta o Brizola faz? Ele deve estar horrorizado com este P(D)T que ficou.

    • Concordo plenamente com você.

  5. Prefiro que os nossos militares entre e arrumem a casa que ter que conviver com o PT e os comunista estrangeiros.

    • “Sempre confiei na bondade de desconhecidos”
      Uma das frases finais de Um Bonde Chamado Desejo filme censurado na ditadura civil/militar tupiniquim reflete bem o sentimento da classe média que se recusa a participar da política e exigir políticas públicas sabendo que podem pagar serviços privados.
      São como viúvas de agressores querendo “um homem” dentro de casa ainda que seja pra apanhar de novo.

    • Luis carlos. Tu deve ser um coxinha deslumbrado com fardas ou um mulambo desinformado a respeito dos horrores do regime militar. Vai ver que não sabe sequer o que seja comunismo.

  6. Entre o Comunismo, o Bolivarianismo, O Chavismo e o que o Petismo a passos largos indica que vai implantar no País a volta dos Militares é uma das saídas, ou o Sr. tem outra…..pois com essa política clientelista de assistencialismo dificilmente o Capital e o trabalho vão vencer a ignorância e o comodismo.

    • PARA QUEM NÃO SABE O QUE É BOLIVARIANISMO, UMA GOTA DE INFORMAÇÃO: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-que-e-bolivarianismo-2305.html

    • Concordo com seu comentário e o resultado já se aviva por aí, inflação. Porque, faltam empreendedores com ânimo de empreender diante de tanta objeção feita pelo governo ao capital. Além dos juros que remuneram melhor que muitos negócios neste País.

  7. Convençam-me que não estão preparando o terreno pra um invasão comuna, gerando uma guerra civil pra instalar a tão sonhada ditadura vermelha, como nos vizinhos, que inclusive mandaram gent pra firmar acordo/convênio com o MST… quero sim que nossos militares patriotas impeçam essa aberração, na contramão da história.

  8. ” o que torna inaceitáveis e condenáveis as manifestações (coletivas e individuais) e declarações ditatoriais recentes em favor de um impeachment da Presidente recém-eleita ”

    O povo não é mais tão burro quanto os esquerdistas (comunistas) pensam. Leiam a frase do editorial acima: Quando foi para tirarem o Colllor por infinitamente menor o nível de corrupção era um movimento legitimo e democrático; hoje estão chamando de golpe; (O PT roubou milhares de vezes mais do que qualquer outro partido de governo) nunca visto na história deste país em 500 anos e um idiota que não sei o nome e sequer quero saber para não ter o desprazer de ter que desprezá-lo pessoalmente escreve uma aberração tendenciosa destas. Em vez da foto do General Figueiredo; deveria ter colocado a foto do Lenin; o mais sanguinário de todos os líderes comunistas da história humana. Vai plantar batata seu ; deixa pra lá sem advérbios para uma mente tão despovida de inteligência e bom senso com a verdade.

    • Ditadura? Teje preso!!! A primeira coisa que acaba é a tua licensa de falar bobagens na internet.

    • CARA, CONCORDO COM TEU PENSAMENTO EM GRAU E GÊNERO.

    • Luiz Vicente , parabens.Faço suas minhas palavras.E acrescento ainda. Quando em 64,
      esse bando que está no poder,queria implantar o comunismo no Brasil, foram barrados pelos militares. Graças aos militares continuamos ainda um pais de liberdade, de democracia , coisa que estes malucos corruptos petistas querem nos tirar,tentando jogar irmãos do nordeste e norte contra nós do sudeste e sul.Mas isso Deus não vai permitir.Fizeram acordos escusos com países comunistas , acordos esses que só tem nos penalizados , como construção de porto em Cuba, perdão de dívidas, Mais médicos. Enquanto issofomos roubados atraves do Mensalão e Petrobras.E agora, essa vencedora do pleito eleitoral já começa a mostrar as unhas fazendo tudo ao contario do que prometeu em campanha.Mas Deus é brasileiro , ela não vai conseguir governar nem um ano desse novo mandato, porque não tem competencia!

    • Concordo excelente comentário!

    • Luis Vicente, você está equivocado. O mais sanguinário dos líderes comunista foi Stalin.
      A ditadura militar censurou a Imprensa, cassou o direito de o povo escolher seus governantes, sequestrou pessoas, prendeu, torturou, matou com requintes de perversidade; conviveu numa boa com os maiores corruptos, como Magalhães Pinto, Chagas Freitas (aquele que, quando governou o Estado da Guanabara, adquiriu 172 imóveis, a maioria na zona sul); deu a prefeitura de São Paulo a Paulo Maluf; quis até colocar Maluf na Presidência da República, e é isso que você quer de volta?

  9. Sou totalmente a favor da intervenção militar, ao contrário do que o Sr. diz todas as estâncias do governo estão corrompidas, a começar pelo STF e agora policia federal o aparelhamento esta em todo desgoverno, e esta intervenção e legítima e constitucional, não imploramos por uma ditadura militar e sim uma interferência e um controle maior sobre a perdida democracia do brasil, como pode uma nação ser gobernada avaliada e todos os instrumentos democraticos nas mãos de um partido político? As palavras do General Paulo Chagas e de outros resumi no que se transformou a democracia brasileira num canteiro de corruptos onde de cada 1000 se salva 1 ou 2 caso perdido para o povo e caso arriscado para os politicos…..veja as palavras do general Paulo Chagas…..no video do YouTube…

    • Militar é militar não feito para governar, caso haja um golpe que por questão de hierarquia nas forças armadas terá que ser um General o novo presidente ( isso sem contar as consequências econômicas que sofreremos caso haja um golpe). Se um general se candidatar e vencer as eleições no voto aí tudo bem não vejo problemas, agora retroceder na democracia seria assinar um atestado de burrice e instabilidade na America Latina que só iria nos prejudicar. Viva a democracia daqui 4 anos novas eleições e com certeza teremos um novo presidente um novo congresso basta não votar nos corruptos EM TODOS OS PARTIDOS EXISTEM NÃO VAMOS SER HIPÓCRITAS. E não sonegarmos impostos, propina para o guarda, usar o acostamento como pista etc… Estive uma tarde em um gabinete de vereador e o que ouvi a secretaria dele agendando veículo para transportar doente, consultas exames etc… O verdadeiro mensalão começa com os prefeitos e vereadores e segue…

    • Falar em instituições fortes neste Páis. Com ministros sendo escolhidos sem ao menos terem um curso de Pós-Graduação, só porque foi o advogado do partido. Estão brincando com os fatos.
      Ministério Público Federal que bradava na época do FHC, hoje é uma lebre.
      Polícia Federal com diretor de indicação do palácio do planalto, Tribunal de contas com conselheiros indicados pelo proprio governo e sempre um ex aliado político. Vamos levantar da tumba gente, este país é de Alice.

  10. O QUE É MAIS VERGONHOSO UM GOVERNO DITADOR QUE LIMITA A VOZ DO BRASILEIRO OU UM GOVERNO CORRUPTO QUE AUMENTA A VERGONHA DE SER BRASILEIRO? CHEGAMOS A UM PONTO QUE OS POLÍTICOS BRASILEIROS ACHAM QUE PODEM FAZER DE TUDO E UM POUCO MAIS, MAS NA VERDADE SÃO CIDADÃOS COMUNS QUE ELEGEMOS PARA NOS REPRESENTAR E QUE USARAM ESTA PRERROGATIVA PARA LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA. (EX. A IMUNIDADE PARLAMENTAR QUE NOS ENFIARAM GOELA A DENTRO E QUE CONTINUA EM 2014 COMO EM 1964 A 1982). QUE DIFERENÇA FAZ, SE CONTINUO OBRIGADO A VOTAR, QUE DIFERANÇA FAZ, SE QUEM ELEGE OS JUÍZES DO STF É O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO, QUE DIFERENÇA FAZ, SE A URNA ELETRÔNICA NÃO EMITE UM CÉDULA EM PAPEL PARA CONFRONTAR O VOTO ELETRÔNICO,QUE DIFERENÇA FAZ, SE O POLÍTICO CASSADOS POR CORRUPÇÃO VOLTAM A SÃO ELEGÍVEIS, ETC,ETC…… QUE DIFERENÇA FAZ??????

    • Faz muita diferença, Luis, a ditadura torturava e assassinava com requintes de perversidade. Depois de assassinar, arrancavam os dentes e cortavam os dedos das vítimas para que não fossem identificadas, e você acha que isso não faz diferença? E quem disse que faziam isso foi um dos torturadores, que pouco depois foi assassinado. E você acha tudo isso legal?

  11. Elegemos homens e mulheres para que fossem nossos representantes, confiando que defenderiam a NAÇAO BRASILEIRA. M as tudo que vemos e o abuso de poder! Usam esse mesmo poder para enrequecimento ilcito, para concruir a implantaçao do REGIME COMUNISTA DO FORUM DE SAO PAULO NO BRASIL! ACEITAM SUBORNOS, TRAMAM A ROUBO NAS ESTATAIS, TRAEM A NAÇAO BRASILEIRA COLUIANDOS COM DIRIGENTES DE PAISES DITATORIAIS, TRANSFEREM RECURSOS DOS NOSSOS IMPOSTOS PARA SEUS IGUAIS NA QUADRILHA COMUNISTA DO FORUM DE SAO PAULO. E agora se atrevem a dizer que o movimento dos que foram as ruas clamando por uma soluçao nao e legitimo! SENHORES, O ULTIMO BALUARTE DO CIDADAO É A JUSTIÇA! MAS, QUANDO NEM ESSA DEFENDE NOSSA CIDADANIA, SO RESTA AO INDIVIDUO A VIOLENCIA COMO FORMA DE DEFENDER SUA CIDADANIA! Quando sera que os senhores entenderao que chega de corporativismo, de mentiras, de corrupçao, de traiçao! O que o cidadao hoje ve e uma quadrilha que se apoderou da naçao nos seus 3 poderes! Senhores, aqueles que vos sustenta exige que a CONSTITUIÇAO BRASILEIRA SEJA CUMPRIDA!!! E SE FOR PRECISO QUE APELEMOS PARA AS FORÇAS ARMADAS DO PAIS, EU IMPLORAREI! DEIXEM DE SER HIPOCRITAS!! RESPEITEM AS LEIS DESSA NAÇAO QUE CONFIOU E VOiS!!

  12. O impedimento é um instrumento democrático que deve ser usado caso se comprove o que todos desconfiam sobre o envolvimento da presidente recém eleita nos escândalos de corrupção na Petrobras. O que não se justifica é deixar a roubalheira correndo solta só porque os petistas e ex-petistas tem trauma de ditadura DOS OUTROS porque a ditadura DELES, que estão tentando implantar para se eternizarem no poder, é muito bem vinda até no PDT, ao que parece. Não basta deixar o PT para ser ex-petista. É preciso fazer uma reformulação significativa nos conceitos distorcidos que eles plantam nas mentes humanas se fazendo sempre de vítimas. Não sou a favor de golpe militar mas acho que se a esquerda continuar ameaçando a democracia do jeito que tem feito, ninguém pode garantir o que acontecerá.

  13. Eu escolho a volta dos militares, meus pais e avós viveram nestas epocas, e nada ficou relatado que desaprove o retorno, eles diziam sim! Que no periodo dormiam de portas e janelas abertas e que não tinha desocupados andando pela rua. Acho que os desocupados da epoca são os politicos de hoje! A criminalidade está a todo o vapor. Não temos segurança, saúde, educação, os tempos são outros.

  14. O descrédito mencionado dos poderes executivo e legislativo, esqueceu do principal, o JUDICIARIO, que se fosse operante e punitivo, não estaríamos nessa baderna de crimes e corrupção impune.

  15. É pra rir ou pra chorar com um texto deste??? Sério que vc escreveu isso? Impeachment é lamentável?? Pensei que era constitucional e a coisa mais normal em qualquer país de 1° mundo que seja descente e não conivente com corrupção, desmandos e má gestão. Intervenção Militar não é ditadura militar, embora da outra vez pediram intervenção e se instalou uma ditadura. Não é o caminho certo, mas vai ser o único remédio. Quando todo mundo acordar vai ser tarde. Acredito que os militares não farão o que fizeram no passado, pq o mundo hoje é outro. Ninguém quer ditadura, nunca mais, mas algo vai acontecer no Brasil para voltar aos eixos. Enfim texto muito superficial. Os comentários tem mais conteúdo que o texto péssimo e leviano

  16. Saudade dos tempos da outra Ditadura – a militar. Essa ditadura atual, aliena o povo través da compra de votos – via Bolsa Família e outros benefícios. Enquanto a corrupção ‘come solta’!

  17. Sr. Senador, estamos estarrecidos com Brasil que vcs nos presentearam após o contra golpe de 1964. Que democracia é esta que mata de fome , que mata de doença , que permite que irmãos permaneçam na miséria, na ignorância e abandonados. Como que em tempos de internete e comunicação de alta velocidade, um país como o nosso ainda não tenha tempo de ter encontrado caminhos para a verdadeira democracia. Não, não faltou tempo, faltou vontade política, faltou patriotismo, faltou amor à terra em que nascemos, faltou respeito aos compatriotas. Os políticos foram incompetentes, covardes e apátridas. Não precisava chegar a este ponto para saber que tudo estava errado. MILITRES JÀ

    • Caro Josá Maria:
      Este texto não é da autoria do Senador Cristovam Buarque. É o editorial da Revista Será? http://www.revistasera.info e de total responsabilidades do editores. Apenas foi divulgado na Fanpage do Senador.
      Atenciosamente,
      Os Editores
      Revista Será?

  18. O que é que é isso? como o antipetismo pode levar à busca insana de uma pseudo-ordem implantada por uma ditadura militar? Onde e quando se pode considerar que uma ditadura possa ser uma forma de governo que leve à paz e á igualdade entre os cidadãos? Mesmo com todos os vícios que os governos do PT tem apresentado, prefiro a democracia capenga. Por que não conseguimos organizar uma oposição séria, que fiscalize e procure apresentar propostas sérias, de mudança e de desenvolvimento? Será que não somos capazes de fazer uma oposição legal, séria, comprometida com a ordem? Se a presidente Dilma está envolvida nos roubos e maracutaias que começam a ser investigadas, acredito, sim, que neste caso, ela deve deixar o poder. Vamos lutar por uma CPI séria, por um processo de julgamento sério, onde cada um de nós se sinta comprometido com a apuração dos fatos. Não gosto do PT, não votei no PT, mas conheci a ditadura e não quero ela de volta, jamais!

    • Prezada Ester,
      Não sou à favor da volta da ditadura. Mas nossos politicos são todos, ou quase todos desonestos. Não teremos como fazer uma limpeza no congresso e retirar os que não prestam. Infelizmente não vejo saída, até porque os militares não tem condições logísticas de intervir e não vão querer se meter mais uma vez e depois serem acusados de vilões como ocorreu em 64.

    • Ha foi é ???

  19. Texto vergonhoso, de quem compactua com a roubalheira que aí está. O impedimento é constitucional e já foi aplicado por bem menos. O articulista deve ser um PTralha enrustido, adepto da ditadura comunista.

  20. Ovo de jacaré
    Sr. editor:
    Pelas reações ao editorial, dá pra perceber que, se não estamos lidando com o ovo da serpente de Bergman, também não se trata de uma inofensiva lagartixa. Digamos, trata-se de um ovo de jacaré.

  21. Precisamos reconhecer vários grupos isolados, que buscam sua pessoalidade independente.
    Nenhum partido reconhece a necessidade das divisão dos estado, é possível faze-la sem radicalismo na caneta.
    Mas não existe raciocínio sobre este assunto, porque a ignorância, a formação deficitária de anos de descaso na edução tem milhões de filhos e resultados radicais, surpreendentes para os sem visão.
    http://www.federalista.org.br

  22. Onde estão nossos Generais? Um corregilionário Petista faz graves ameaças de morte ao Dr. Joaquim Barbosa, a maior autoridade judiciária na nação, que se obriga a se afastar do STF para proteger-se e aos seus, e o que aconteceu com esse “cidadão”? Nada. Onde estão os mensaleiros, após a saída do Joaquim Barbosa e o aparelhamento do STF, STE? Em casa rindo às nossas costas. Onde estão os Senhores Generais que fizeram o compromisso de defender nossa nação? Honram pelo amor de Deus vossos juramentos!

    • Onde estão os generais? Com a Dilma. Também está com a Dilma o Obama, a Merkel e o mundo todo exceto os energúmenos de extrema direita.

  23. Clama pessoal – não confundir a ressaca eleitoral com a história do País. Primeiro, o Brasil tem uma composição social e um estrutura econômica muito mais consolidadas do que o país como a Venezuela.Mesmo com os desmandos de corrupção do PT as instituições estão funcionando e vários dirigentes partidários e empresários cúmplices foram punidos e presos.Ditaduras nunca resolveram nada e sim atrasaram a formação da consciência da Nação e impediram que as novas gerações participassem da vida política do país. As ditaduras deformam as Nações. È uma coisa que destrõe pessoas e gerações.

    • Mesmo tu falas da corrupção do PT? Clama lá!!!! E a corrupção do PSDB??? E o Trensalão. Jogamos debaixo do tapete também??? E o Aéciporto??? E o Mensalão Mineiro, mensalão do DEM, Carlos Cachoeira, Veja etc? Não existiu?

  24. Ditadura Militar só para os políticos e comunistas, para o povo em geral é
    Regime Militar. Vivi os 21 anos deste regime e nada a reclamar. Foi ótimo para a industria, para os empregados, muita segurança, foi o maior salto de alfabetização e ensino no Brasil (MOBRAL, condição mínima de dignidade e grande incentivo ao ensino médio noturno ), crise na saúde não lembro, corrupção praticamente zero. Foi o Regime que recolocou o Brasil de volta nos eixos. Saudades!

  25. Olha… dá até medo ler os comentários!!!
    A partir deles, notamos como os políticos precisam urgente trabalhar para o povo e não o contrário.
    Pior: as pessoas que tecem tais comentários, provavelmente, são da classe B e A, que pensamos, teriam no mínimo um pouco de juízo e jamais pedissem volta de militarismo no país.
    Sinceramente, não consigo entender esse povo brasileiro!! Eles querem o direito de perder o direito!!
    Ahhh como é bom viver em uma democracia de fato!!!
    Tudo bem… temos erros que precisam urgentemente.
    Pra quem não sabe ou finge não saber, na DITADURA, HOUVE E MUITO DESVIO DE VERBAS PUBLICAS!! O MAIOR PROBLEMA É QUE O POVO NADA PODIA FAZER NEM RECLAMAR. SE RECLAMASSE, SUMIA OU ERA PRESO.
    O BOM DE VIVER EM UMA DEMOCRACIA, É QUE MESMO COM ERROS, PODEMOS TENTAR CORRIGILOS.
    PREFIRO MIL VEZES O PT, O PSDB E ATÉ O PROS OU DEM NO COMANDO DO MEU PAÍS, MAS JAMAIS UMA DITADURA!!!
    OXALÁ AFASTE DE NÓS ESSE MAL!!!

  26. Olha… dá até medo ler os comentários!!!
    A partir deles, notamos como os políticos precisam urgente trabalhar para o povo e não o contrário.
    Pior: as pessoas que tecem tais comentários, provavelmente, são da classe B e A, que pensamos, teriam no mínimo um pouco de juízo e jamais pedissem volta de militarismo no país.
    Sinceramente, não consigo entender esse povo brasileiro!! Eles querem o direito de perder o direito!!
    Ahhh como é bom viver em uma democracia de fato!!!
    Tudo bem… temos erros que precisam urgentemente serem resolvidos.
    Pra quem não sabe ou finge não saber, na DITADURA, HAVIA E MUITO DESVIOS DE VERBAS PUBLICAS!! O MAIOR PROBLEMA É QUE O POVO NADA PODIA FAZER NEM RECLAMAR. SE RECLAMASSE, SUMIA OU ERA PRESO.
    O BOM DE VIVER EM UMA DEMOCRACIA, É QUE MESMO COM ERROS, PODEMOS TENTAR CORRIGI-LOS.
    PREFIRO MIL VEZES O PT, O PSDB E ATÉ O PROS OU DEM NO COMANDO DO MEU PAÍS, MAS JAMAIS UMA DITADURA!!!
    OXALÁ AFASTE DE NÓS ESSE MAL!!!

  27. EU VEJO AS COISAS POR OUTRO ANGULO. COM REFERENCIA A ESSE EDITORIALZINHO DE 2ª CATEGORIA QUE VISA DESESTIMULAR O PENSAMENTO DE LIBERDADE DAQUELES QUE PAGAM O PATO ROUBADO. PENSO QUE POR UMA FRAÇÃO INFINITAMENTE MENOR DO QUE ESTA SENDO ROUBADO, UM CORRUPTO JÁ PERDEU A TETA UMA VEZ. AGORA O QUE ESTA SENDO FEITO COM ESSE PAIS ACHO QUE NÃO EXISTE COMPARATIVO NA HISTORIA UNIVERSAL. E MAIS ENTRE UMA DITADURA MILITAR E UMA DITADURA COMUNISTA IGUAL ESSA QUE ESTAMOS SUBMETIDO EM SUA GERMINAÇÃO, EU PREFIRO A PRIMEIRA. MAS ACHO QUE AS FORÇAS ARMADAS COM CERTEZA ESTARÃO PRONTAS PARA DEFENDER OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS, E MANDAR ESSA DESGRAÇA DESSE PT E SEUS TENTÁCULOS PROS QUINTOS DOS INFERNOS.

  28. Quando o Executivo não executa e rouba, o Legislativo não legisla e o Judiciário não julga algo tem que ser feito nem que seja pelos militares

  29. Cinéfila que sou, achei interessante a paródia usada como título neste editorial. Entretanto, lendo os comentários, vejo que este – ao meu ver, claro – disparatado clamor por uma ditadura apoia clara e veementemente um dos lados do cenário de polarização que vivemos. Embora pareça e até seja mesmo um ovo de lagartixa, em muita gente mora o da serpente, basta ter uma “A onda” para dar a chance. Acho que o texto foi bem claro em prezar pela defesa da democracia; peca no entanto por omitir que forças políticas engendram essas manifestações quase que ridicularizadas pela pobreza de apoio popular mas que se tivessem maestros mais hábeis teriam mais quorum. Prova disso são a maioria dos comentários ao presente editorial e o que se viu na net nesta recente campanha.
    Leni Riefenstahl, se renascesse nos trópicos, teria pano pras mangas pra trabalhar por aqui e nem precisaria se esforçar demais, teria a ajuda espontânea de muitos que se acham progressistas e defensores do nosso país…

  30. você é daqueles “espalha medo”. Medo do povo se rebelar como em 64. Vc sabe que é verdade.

  31. Quanta verborreia…

  32. O ovo da lagartixa funcionou como a “Maeutica” de Socrates, despertou o desejo de muito dar luz a suas ideias, indignações e alguns a fazer propostas perigosa.Meu primeiro sentimento foi de perplexidade, medo do caos das ideias que demonstram a falta de confiança nas instituições,que tanto custou ao povo brasileira construir. Reli tudo e tive o consolo em uma frase de José Saramago” O caos é uma ordem por decifrar” Este é o desafio que se impõe no momento que vivemos.

  33. Afirmar que nossas Instituições estão sólidas é de uma ingenuidade atroz. Que Instituições no Brasil estão sólidas frente ao PT??? O Supremo Tribunal Federal? A OAB? O Ministério Público Federal? Sinto muito, mas essa afirmação não condiz com a realidade que vivemos.
    Aqueles que defendem a volta a ditadura militar o fazem mais por desespero, ao ver as tentativas cada vez mais frequentes de nos transformar numa outra Venezuela.Golpista é o PT! É só ler as diretrizes sobre a última convenção do “partido”.
    Lamentável também ver pessoas discursando sobre a Maçonaria, com total ignorância sobre o assunto.Poderiam ao menos estudar a respeito antes de serem tão veementes.

  34. Caros editores: Acho que as reações provocadas pelo editorial são muito importantes, pois revelam de forma mais nítida traços culturais (friso usar o termo no seu sentido socioantropológico) e políticos submersos na superfície mítica do Brasil. Todo país cria seus mitos, é claro. O problema do Brasil é que ele abafa em demasia os fatos e nós próprios preferimos ver o país não como ele é, mas como gostaríamos que fosse. Mário de Andrade observou o seguinte: um povo que não aprende com o seu passado está condenado a repeti-lo. Não digo que isso suponha uma regressão à ditadura. Digo apenas que continuamos repetindo muito do nosso passado porque não ousamos enfrentá-lo. O processo eleitoral recente e seus desdobramentos, somados a questões que acentuam nossa tradição autoritária, revela a fragilidade da nossa democracia. No Brasil, o Estado continua sendo muito poderoso, o que é um outro modo de dizer que a sociedade civil é muito fraca. Portanto, embora não acredite numa regressão à ditadura, nunca duvidei de que o solo autoritário sobre o qual medram a intolerância e a violência continua muito vivo no Brasil. Escrevi aqui na revista um artigo sobre Raízes do Brasil que toca nas camadas profundas dessas questões. Logo, poupo o leitor de repetições que apenas encolheriam o que escrevi no artigo.

  35. O Parlamento inglês esta discutindo uma lei para regulamentação dos meios de comunicação de lá. Logo esse tipo de controle não é privilégio de qualquer país emergente não. Quanto aos outros questionamentos, vindo dos que não viram seu partido de preferência assumir o poder, sabe-se que o impeachment do Governante transfere o pode ao seu vice, que não é desse partido. Mais, intervenção militar não é constitucional, e os que a pedem e alegam que o governo atual é ditatorial, podem talvez estarem mal informados ou em confusão mental.

  36. o nosso português e riquíssimo porque falar no dialeto tribal o nome e impedimento, quanto as instituições estão podres, so o povo pode resolver, e não vai ser com flores.

  37. Uhm, há em qualquer lugar do mundo, muita paixão na política pois, afinal, ideologia tem pouca razão.
    Mas, não parece faltar razão a nós que “perdemos uma eleição” plena de ressalvas, mas o foco deve ser outro: esse governo que até pode continuar caso não se comprovem a ligação dos governantes com os crimes ou, não se manifeste forte a quase certeza da suspeição sobre a própria eleição em si!
    Quem está satisfeito com a condução do Brasil, o rumo que tomam as coisas, decisões de governos, parcerias e acordos, coisas que tais que indicam um péssimo caminho que está sendo trilhado nas relações com ideologias anti-democráticos!

  38. A evolução biológica proporcionou a todos os mamíferos incluso o Homo sapiens, via seleção natural, dois ouvidos e uma boca. Se bem observarmos, a natureza na sua sabedoria induziu-nos a: “escutar mais e falar menos”. Escutar faz pensar! A fala foi sem dúvida, um dos nossos sentidos, que mais nos ajudou no nosso desenvolvimento sociobilógico de nossa espécie. Mas, foi ela também, que nos levou aos grandes desatinos.Basta observar e ver, que a fala é a arma. Como a maioria, estou enfurecido. Mas daí! Emitir opiniões impensadas a tal ponto, de mais parecerem fruto, de brilhantes cérebros, ainda em formação, que produzem simples algorítimos na maioria iracundos, inúteis e descartáveis, não dá! São ovos de lagartixa sim, porém podem crescer e se transformar em ovos de dinossauros. Fiquem atentos, porque “gorilas” são mamíferos e não põem ovos. No momento, prefiro ficar do lado da natureza, ou seja, escutar, pensar e manter a boca fechada, para não exprimir opinião, no mínimo despropositada.

  39. Concordo plenamente com o Clemente Rosas e lamento que a revista “Será?” seja desvirtuada dos seus princípios( debater democraticamente com ética e respeito à diversidade de opiniões de temas de interesse da coletividade),por leitores que usam da agressividade e ofensas, sem oferecer argumentos plausíveis nem ações propositivas.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *